domingo, 13 de julho de 2014

EXPOSIÇÃO "MODOS DE SER E ESTAR NO MUNDO"




A convite do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, o GRUPO IANDÉ participou da exposição "Modos de Ser e Estar no Mundo", na Pinacoteca Barão de Santo Ângelo, em Porto Alegre. Enviamos um trabalho interativo, sob o título "De alguma forma, somos todos deficientes, insuficientes".



As obras apresentadas eram feitas tanto por como para deficientes, contendo sempre algum tipo de estimulo aos sentidos.



GRUPO IANDÉ - APRESENTAÇÃO

O GRUPO IANDÉ  está em constante mutação, por isso, após alguns anos de atividades, elaborou um folheto de apresentação de seus objetivos e ações.


1.    QUEM SOMOS

O IANDÉ é um grupo multidisciplinar, cujos participantes se reúnem para estudar e discutir os mais diversos assuntos relativos às ciências humanas e exatas.

2.    COMO FAZEMOS

Através da multidisciplinaridade, pretende-se chegar a uma proposta de discussão que, aproximando o fazer filosófico do científico, propicie o reconhecimento dos processos criativos próprios de diferentes áreas de atividade.
O resultado desse processo é disseminado através da elaboração e divulgação de textos, formação e orientação de grupos de estudos, palestras e oficinas.

2.1       Textos – são produzidos através das pesquisas e discussões levadas a curso pelo grupo, do relato e análise de suas próprias atividades criativas e dos textos elaborados para as palestras.

2.2       Palestras – também resultam das pesquisas e discussões do grupo, sobre diversos temas filosófico-científicos. As palestras podem ser ministradas isoladamente, ou seguidas de oficinas que utilizam os temas como conteúdo suporte.

2.3       Oficinas – são oficinas lúdicas, onde o próprio grupo de participantes, a partir do tema e da dinâmica oferecidos pelo IANDÉ,  é estimulado a assumir um comportamento espontâneo, construindo o processo e o conhecimento.

Assim, os saberes, a partir da mobilização inicial, são construídos pelos participantes em interação com o próprio grupo e com os instrutores.

3.        METODOLOGIA

O tema suporte é colocado através de uma palestra expositiva, ilustrada com imagens e leitura de textos relacionados.
Cada participante traz para a oficina o conteúdo prévio da sua própria vivência e das ações desenvolvidas em suas atividades quotidianas.
No ato da inscrição os participantes são solicitados a trazer algo para o encontro. Dependendo do tema, pode ser uma imagem, um objeto, um pensamento, uma reflexão sobre um texto fornecido.
Já no início das oficinas, para que a separação dos participantes em grupos se dê de aleatoriamente, são aplicadas dinâmicas baseadas no tema proposto.
As atividades são cronometradas, para que os grupos trabalhem dentro de tempos mínimos, com espontaneidade, sem muita elaboração, de forma automática e inconsciente.
A partir desse momento, as atividades são desenvolvidas dentro da realidade de um cenário imaginário, na qual os participantes assumem personagens criados por eles mesmos, utilizando o tema proposto.
Essa dinâmica resulta em uma ação criativa e inovadora.

4.    PRODUTOS JÁ DESENVOLVIDOS:
·        “O Acaso e a Observação no Processo Criativo”
·        “O Visível e o Invisível no Processo Criativo”
·        “Uma Cidade Imaginária”
·        “Imaginação Reprodutora e Imaginação Criadora”
·        ”A Transmutação dos Elementos”
·        “Os Saberes e o Processo de Criação”
·        “O Absurdo e o Mito de Sísifo”
·        “O Duplo" 
      5. OBJETIVOS

5.1    produzir e divulgar conhecimento, com foco na relação do homem com a matéria e às muitas questões que envolvem o fazer em qualquer campo de atividade. Sendo assim esse fazer se torna criativo e produz significado;
5.2    mobilizar para adquirir uma visão mais abrangente do pensar, através da identificação e consciência de si mesmo, do outro, do grupo e do contexto;
5.3 agir com prontidão e postura criativa diante das contingências, percebendo sentido no aleatório e nos acasos e, estar apto a reorganizar;

6.   CONCLUSÃO

O investimento em desenvolvimento pessoal torna possível atender à demanda contemporânea pela unidade, na relação matéria e espírito.


VII ENCONTRO DE CERAMISTAS DE PARATY




Todos os anos, durante os feriados da Semana Santa, tem sido realizado o Encontro de Ceramistas de Paraty. No VII Encontro, realizado em 2013, Megumi Yuasa foi o convidado especial. Proferiu palestra na sessão de abertura do evento e teve suas obras expostas em uma sala exclusiva. O evento é sempre um sucesso, oferecendo um grande número de atividades ao público participante e também uma feira. A beleza da cidade de Paraty também contribui para o sucesso do evento.


PALESTRA E OFICINA 
"OS SABERES E O PROCESSO DE CRIAÇÃO"

Foram muito animadas e proveitosas a palestra e a oficina realizadas pelo GRUPO IANDÉ, no Ateliê Sílicas, de Sirlene Giannotti. Utilizando os conceitos propostos na palestra da noite anterior, os participantes da oficina, após uma série de atividades e divididos em grupos, foram solicitados a escrever pequenos roteiros, que tinham como tema central o "Absurdo" e o "Mito de Sísifo". 


Os grupos encenaram esses roteiros e a experiência foi surpreendente e o participantes puderam levar o resultado dessa para seus ambientes de trabalho, proporcionando que reflitam sobre seu próprio processo criativo e ainda compartilhem com colegas ou alunos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário