quinta-feira, 17 de março de 2011

EXPOSIÇÃO SARA CARONE




TOSHIYUKI UKESEKI NO BRASIL

EXPOSIÇÃO "PIONEIROS DA CERÂMICA EM TERRAS DE CUNHA - CAMINHOS E FRONTEIRAS"

A mostra visa resgatar a história da contribuição do grupo de artistas do antigo matadouro na década de 1970, para a história da cerâmica da cidade de Cunha. Os ambientes do Palácio do Horto apresentam as obras reunidas em três núcleos: o primeiro faz uma homenagem ao mestre japonês Toshiyuki Ukeseki, um dos pioneiros a se instalar na cidade; o segundo mostra obras dos 5 ceramistas que fazem parte do grupo que conviveu com Toshiyuki e integram hoje o acervo do Memorial de Cerâmica de Cunha (MeCC); o terceiro apresenta 7 artistas convidados que receberam influências de Toshiyuki e do grupo de pioneiros. Megumi Yuasa, que também conviveu com Toshiyuki nesse período, também terá peças expostas.
A abertura contará com a presença especial de Toshiyuki, que mora no Japão e a Fundação Japão trará para o Brasil, para participar do 1º Encontro Internacional de Ceramistas da USP.



OFICINAS DE CERÂMICA NO PALÁCIO DO HORTO

Além da exposição, em parceria com o Instituto Cultural da Cerâmica de Cunha (ICCC), serão desenvolvidas oficinas de modelagem em barro com os professores ceramistas do ICCC, nos dias 26 e 27 de março. Como o objetivo é ampliar o acesso a essa técnica artística e a vivência com ceramistas, as oficinas promovidas pelo Acervo Artístico dos Palácios do Governo do Estado serão gratuitas e atenderão 40 inscrições em cada dia de oficina, abertas à população, no Palácio do Horto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário