quinta-feira, 7 de abril de 2011

ENCONTRO INTERNACIONAL DE CERAMISTAS NA USP 

Estão de parabéns as professoras Norma Grimberg, Silvia Tagusagawa, Cristiane Bertoldi e toda a equipe que organizou e coordenou o EIC. Foi um sucesso. Evento inédito no Brasil, correspondeu às espectativas, reunindo grande público, na sua maioria ceramistas em torno de ceramistas/artistas, vindos de diversas partes do mundo, todos com experiêncicas originais que foram relatadas em palestras e demonstradas em oficinas. O evento foi original, pelo menos para o público brasileiro, não só por seu conteúdo, mas também pela forma como foi apresentado.Vamos torcer para que elas organizem mais eventos desse tipo. Grande oportunidade para  aprender, informar-se e estabelecer contato com outros ceramistas/artistas.
No site do evento, pode-se encontrar informação detalhada do que foi apresentado e sobre os palestrantes: http://www.eic-usp.com.br/
Muito rica e estimulante foi a palestra do Prof. da UFRGS, ceramista e artista plástico Rodrigo Nuñez, que apresentou o BANDO DE BARRO e convidou todos a participarem. Causou muita empolgação e interesse com essa experiência também inédita. Já falamos aqui diversas vezes do BANDO, mas segue novamente o link do site para miores informações: http://bandodebarro.blogspot.com/






EXPOSIÇÃO POINEIROS DA CERÂMICA EM TERRAS DE CUNHA - CAMINHOS E FRONTEIRAS

Como parte do conjunto de atividades que envolvem a vinda de Toshyiuki Ukeseki (que participou também como palestrante do EIC/USP) ao Brasil, patrocinado pela Fundação Japão, no sábado, dia 26/04, por iniciativa da Curadoria do Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo do Estado de São Paulo, aconteceu, no Palácio do Horto,  a abertura de exposição, que contava com a participação de ceramistas, Alberto Cidraes, Mieko Ukeseki, Rubi Imanishi, Vicco e Toninho Cordeiro, que juntamente com Toshyiuki, no início dos anos 70 iniciaram o polo cerâmico em Cunha,  e ainda de outros ceramistas, Shugo Izumi, Megumi Yuasa, Shoko Suzuki, Akinori Nakatani, Kimi Nii, Luis Toledo, Lei Galvão, Augusto Campos, Gilberto Jardineiro e Kimico Suenaga, que com ele conviveram durante sua estada no Brasil.
O evento contou também com oficinas ministradas por Toshyiuki e outros ceramistas de Cunha, conforme já havíamos informado.




Nenhum comentário:

Postar um comentário